– Notícias

Até domingo, dia 12 de janeiro, o stand da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) estará presente no Pavilhão Multiusos de Boticas para a XXVII edição da Feira Gastronómica do Porco, marcando assim o arranque da promoção do território por várias Feiras regionais, nacionais e internacionais de 2025.

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas – que teve início ontem, dia 09 de janeiro – é o primeiro grande evento do ano no Território do Alto Tâmega e Barroso, tornando-se já num ponto de paragem obrigatório para milhares de pessoas. Os cerca de 80 expositores presentes no certame …

As duas Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) executaram, em 2024, um total de 512 hectares de silvicultura e tiveram um papel preponderante na ajuda ao combate aos incêndios que deflagraram no Território, essencialmente, no mês de setembro. 

 

Dos 512 hectares executados, 43 hectares foram ações de fogo controlado.

No passado ano, decorrente dos incêndios do mês de setembro, as duas Brigadas colaboraram com os Municípios afetados e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) na implementação de ações de estabilização e emergência, nomeadamente sementeiras numa área de 100 hectares.

Em comparação …

Foram mais de 14 mil os turistas que, no ano de 2024, visitaram o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT) – infraestrutura que serve os seis municípios do território (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e que abriu portas em setembro de 2020. Este número representa um incremento de cerca de 17% face ao ano de 2023.

Os três meses de maior afluência foram julho (2075 visitantes), agosto (2701 visitantes) e setembro (1726 visitantes). No que respeita à nacionalidade de quem visitou esta infraestrutura 57,7% foram portugueses, seguindo-se 20,9% de turistas espanhóis …

O Aviso NORTE2030-2024-101 – Apoio à criação de emprego e microempreendedorismo (IT) – CIM do Alto Tâmega e Barroso, possui uma dotação de mais de três milhões de euros e visa apoiar a criação de postos de trabalho.

Podem candidatar-se: Micro e pequenas empresas, na aceção da Recomendação n.º 2003/361/CE, da Comissão, de 6 de maio, relativa à definição de micro, pequena e média empresa, com estabelecimento na NUTS III Alto Tâmega e Barroso e, pelo menos, um ano de entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES 2023) e com atividade económica, já em 2023, na CAE do projeto; Entidades da economia …

Back to top