A brigada de Sapadores Florestais da CIMAT recebeu, hoje (2 março), no terreno, em Montalegre, o novo trator. A apadrinhar esta receção esteve presente, o presidente da CIMAT e, também, presidente do Município de Montalegre, Orlando Alves e, ainda, José Dias, responsável do Gabinete Técnico Florestal.
No âmbito da candidatura que a CIMAT submeteu ao ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) para constituição de uma brigada de Sapadores Florestais de 15 elementos, para o Alto Tâmega e, que iniciou funções, em abril, do ano passado, surge, agora, um contrato de comodato celebrado entre a CIMAT e o ICNF, por forma a dar resposta ao trabalho de gestão de combustíveis, no território, a cedência de diversos equipamentos mecânicos.
O Trator (Valtra – 214cv) e quatro alfaias (destroçador de martelos, destroçador de correntes, grade de discos e estilhaçador) que foram entregues à CIMAT no passado, dia 11 de fevereiro, e armazenados no parque operativo do município de Chaves, a aguardar início de atividade.
O equipamento mecânico, que apoiará o trabalho da brigada de Sapadores Florestais da CIMAT, irá movimentar-se, rotativamente, entre os 6 municípios que constituem o Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar). De realçar que dos 15 elementos que fazem parte da brigada, pelo menos 4 deles receberam formação especifica para manobrar o trator florestal.
O Presidente da CIMAT e, também, presidente do Município de Montalegre, Orlando Alves afirma que a aquisição deste equipamento é de “vital importância para que se possa fazer uma intervenção eficaz, na chamada rede primária e na rede secundária, de toda a imensidão dos concelhos do Alto Tâmega e, que vai trabalhar para que se constituam zonas de contenção e propagação dos incêndios florestais que são o flagelo com que, ultimamente, nos temos vindo a confrontar e que pode vir a ser exponenciado se não tomarmos as medidas que têm de ser tomadas”.

