Com o aumento de competências das Comunidades Intermunicipais, o objetivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) passa por incrementar abordagens mais amplas em matéria de coesão territorial, promovendo a cooperação intermunicipal, a articulação entre atividades e a interação entre áreas rurais e urbanas.

Estamos convictos de que, ao deixarem de estar concentradas em problemas específicos e âmbitos geográficos limitados e passarem a ter escala supramunicipal, essas atribuições adquirem uma importância crescente nas dinâmicas de desenvolvimento do território onde melhor poderão ser resolvidas questões de desenvolvimento regional.

É à CIMAT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso que compete, também, garantir a atuação articulada dos municípios com organismos da administração central nas funções que tem vindo a gerir, designadamente no controlo de projetos financiados por fundos europeus, na conceção e execução de projetos nas áreas de Ambiente e Floresta, Empreendedorismo, Planeamento, Território, Recursos Naturais, Cultura, Educação, Saúde e Turismo. É também do conhecimento público que, enquanto Autoridade de Transportes, a CIMAT presta um verdadeiro serviço público ao assegurar o planeamento e gestão da rede de transportes públicos da região.

É de eficiência que falamos quando procuramos a mobilização dos agentes institucionais, económicos e socioculturais numa política de diálogo contínua que dá vigor ao Plano Estratégico da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso que vai ao encontro de projetos inovadores que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento sustentável da nossa região.

 

Quando acompanhada de fatores identitários como a proximidade territorial, a articulação entre instituições políticas e seus representantes gera dinâmicas de desenvolvimento com soluções mais significativas para a coesão social.

 

Quem partilha o dia-a-dia neste território contribui para o seu desenvolvimento; a quem nos procura como destino, será sempre bem-vindo!

O Presidente do Conselho Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso

António Alberto Pires Aguiar Machado