biblioteca

No passado dia 27 de fevereiro teve lugar na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), em Chaves, uma reunião no âmbito da criação de uma rede intermunicipal de bibliotecas no Alto Tâmega.

 

A ideia para a criação desta rede partiu da Biblioteca de Montalegre. “A CIM tem tentado sempre integrar o que de melhor existe no território, e vimos esta ideia com muito bom grado. [Esta ideia] visa os objetivos da Comunidade Intermunicipal que é cada vez mais organizar todos os ativos da região, dar-lhes escala em conjunto, e permitir que todos juntos sejam mais do que a soma das partes”, contou Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da CIMAT.

A ideia é que uma iniciativa que seja levada a cabo por uma biblioteca possa ser partilhada pelas restantes bibliotecas do território, permitindo também que haja a partilha de livros e de outros documentos entre as mesmas. Ramiro Gonçalves acrescentou ainda que “também temos interesse que exista um conjunto de exposições que possam ser itinerantes e que possamos ter coisas que normalmente existem em Boticas, Montalegre, Valpaços, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar ou Chaves a ser partilhadas por outros municípios.

E com isto também darmos a conhecer o que de melhor tem cada um dos componentes do território face aos outros”.

Esta rede intermunicipal de bibliotecas “pretende, sobretudo, tentar juntar esforços das diferentes bibliotecas associadas a cada um dos municípios criando uma rede intermunicipal que permita, por um lado, ganhar maior capacidade de partilha interna de recursos, e, por outro, ganhar também escala para poder aceder a outro tipo de projetos e de candidaturas”, concluiu.

A reunião contou com a presença de elementos de todas as bibliotecas existentes no território do Alto Tâmega, e no dia 27 do presente mês de março haverá uma outra reunião que contará com a presença de um dos responsáveis da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) a nível nacional, na qual se pretende constituir a rede formalmente através de um protocolo e definir ainda um plano de atividades para a mesma.

 

Fonte: Diário Atual