– CIMAT acolheu o 9º Encontro de Autoridades de Transporte Intermunicipais

Na passada sexta-feira, 12 de setembro, as instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) receberam o 9º Encontro de Autoridades de Transporte Intermunicipais, uma organização conjunta da CIMAT e da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

O encontro contou com a presença de representantes de 20 Autoridades de Transporte, que participaram de forma presencial e remota, incluindo as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como o Instituto de Mobilidade e Transportes da Região Autónoma da Madeira (IMT, IP-RAM).

A agenda do evento abordou uma série de questões cruciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de transportes intermunicipais. Um dos temas centrais foi o programa Incentiva +TP, designadamente quanto ao financiamento para o ano de 2026, e o reporte do ano de 2024, que tem gerado dificuldades para as Autoridades de Transporte, face á sua complexidade.

Durante a reunião, foi aprovada uma tomada de posição conjunta das Autoridades de Transportes sobre os serviços expresso, além de ser discutida a elaboração de um documento que integre os contributos das Autoridades de Transporte para a avaliação do processo de contratualização de serviços de transporte de passageiros, com base na Lei nº 52/2015, que se encontra a ser realizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Outro ponto relevante abordado foi o atraso significativo nos pagamentos dos Passes Jovem Gratuito, o que levou as Autoridades de Transporte a reforçarem a necessidade de receberem adiantamentos para garantir o bom funcionamento do programa.

A formação das Autoridades de Transporte também esteve em destaque, com a TML a anunciar o desenvolvimento de um programa de formação a ser iniciado no último trimestre de 2025, focado em temas como Gestão de Contratos, Sistemas Tecnológicos, Monitorização da operação, e Auditoria e Fiscalização.

O próximo encontro está agendado para o dia 28 de novembro e será organizado pela CIM do Alentejo Litoral, em colaboração com a TML.

Estes encontros têm como objetivo promover uma cooperação estreita entre as Autoridades de Transportes Intermunicipais, permitindo a partilha de experiências e soluções para problemas comuns. O evento reafirma o compromisso da CIMAT e das demais Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas envolvidas na busca de soluções sustentáveis e eficazes para a mobilidade no país.

Back to top