A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) marcou presença na 22ª edição do Xantar – Feira Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense (Espanha). Durante os cinco dias do evento, que decorreu entre os dias 3 e 7 de novembro, divulgou-se o que de melhor a região do Alto Tâmega tem para oferecer.

A edição de 2021 do Xantar, após um longo período de impedimento de realização de eventos desta categoria devido à pandemia, a CIMAT continua a apostar na promoção da região pelas feiras gastronómicas nacionais e internacionais. Mais um ano, deslocou-se à vizinha Espanha, mais especificamente a Ourense, onde pôde promover muitos dos produtos regionais do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), bem como próximos eventos da região.

Este evento defende a qualidade da Gastronomia e o Turismo Sustentável, combinando tradição e inovação própria dos territórios representados através exposições, degustações temáticas, cozinha ao vivo e muitas mais iniciativas que decorreram durante cinco dias de intensa atividade.

O dia 5 de novembro, sexta-feira, foi o dia particularmente vocacionado para a região do Alto Tâmega e em sua representação marcou presença, o presidente da CIMAT e também presidente do município de Ribeira de Pena, João Noronha, o vice-presidente do município de Montalegre, David Teixeira, a vereadora do município de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias e o primeiro secretário executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves.

De realçar que os 5 dias de promoção da região contaram com a colaboração de técnicos de todos os municípios que compõem a CIMAT.