Decorreu, na passada segunda-feira, dia 10 de janeiro, por videoconferência, a primeira reunião técnica da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de fogos Rurais (CSRGIFR) do Alto Tâmega.

A abrir a sessão, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), marcou presença o Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga.

A reunião, conduzida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), teve a seguinte ordem de trabalhos: abordagem ao Plano Sub-Regional de Ação_V0; apresentação sobre multifuncionalidade dos espaços agroflorestais e discussão dos próximos passos a seguir.

Estiveram representadas todas as Entidades que integram a Comissão Sub-Regional, pelos respetivos técnicos nomeados para o efeito, de entre as quais, e para além da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Rede Elétrica Nacional (REN); E-Redes; Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC); Exército; Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV); Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN); PSP; GNR; Federação dos Bombeiros; e os Municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

De referir ainda que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDRN) também acompanhou a reunião na qualidade de observador e, como entidades convidadas, estiveram presentes as consultoras AARC e Raízes In. Esta última, aproveitou o encontro para apresentar um projeto que se encontra a desenvolver no Alto Tâmega, no âmbito da resinagem.