Semana da Formação financeira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) dinamiza, entre 29 de outubro e 2 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2018, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”.

As iniciativas têm lugar em vários pontos do país e são especialmente dirigidas a jovens em idade escolar, professores e outros formadores, gestores de micro e pequenas empresas, jogadores de futebol, psicólogos e população em geral.

A 2 de novembro, as autarquias locais que integram a CIM do Alto Tâmega associam-se às comemorações da Semana da Formação Financeira, através de campanhas de sensibilização da população para a importância da formação financeira, incluindo conferências e workshops e a divulgação de conteúdos na imprensa e rádios locais.

Todas as iniciativas da Semana da Formação Financeira 2018 podem ser acompanhadas no portal Todos Contam em www.todoscontam.pt e na página de Facebook em www.facebook.com/TodosContam.

 

 

Estas iniciativas inserem-se no âmbito do acordo de cooperação celebrado com a CIM do Alto Tâmega em junho, dando continuidade à implementação do Protocolo de Cooperação celebrado em 2017 entre o CNSF e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O protocolo entre o CNSF e a CCDR-N visa promover a formação financeira da população da região Norte através das autarquias locais, parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver e identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações.

PNFF

O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) assume-se como um instrumento que reconhece a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nível nacional. O Plano é um projeto de médio e longo prazo, em que as linhas de orientação definidas para 2016-2020 dão continuidade e reforçam a estratégia prosseguida nos primeiros cinco anos de implementação, entre 2011 e 2015. O Plano tem uma visão integrada e coordenada de iniciativas de formação financeira, reconhecendo que melhorar os conhecimentos e influenciar as atitudes e comportamentos da população nesta área só é possível com o envolvimento de um conjunto alargado de parceiros. As parcerias estabelecidas com ministérios e organismos públicos, associações empresariais e do setor financeiro, associações de consumidores, centrais sindicais e universidades permitem a adaptação da formação financeira às necessidades de públicos-alvo específicos e proporcionam a necessária capilaridade territorial.

 

MISSÃO
O Plano Nacional de Formação Financeira visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro.

 

OBJETIVOS
O PNFF visa contribuir para melhorar os conhecimentos e comportamentos financeiros da população em geral, tendo em atenção as necessidades específicas de diversos segmentos da população.