– Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso: há três anos a promover um território de excelência

Foi a 17 de setembro de 2020 que nasceu o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT), sito na Alameda do Tabolado em Chaves, dando-se, assim, mais um passo na promoção em rede de todo o território.

 

Ao longo destes três anos de existência, o número de visitantes do PTAT tem vindo a aumentar: em 2020 e 2021, anos marcados pelos vários confinamentos impostos pela pandemia da Covid-19, foram registados 2 046 e 12 047 visitantes, respetivamente; em 2022 contabilizaram-se 13 622 entradas; e até ao passado mês de agosto do presente ano já se registaram 8 977 visitas. Estes números perfazem um total de 36 692 visitantes.

De entre os que mais visitam o território, os turistas de nacionalidade portuguesa ocupam o primeiro lugar, seguidos pelos espanhóis, e, em terceiro lugar, pelos franceses, sendo a faixa etária mais comum a dos 40-50 anos, seguida pelos mais de 60 anos.

Os três produtos turísticos mais procurados por quem visita o PTAT são o Cultural (Património Histórico e Museológico), a Estrada Nacional 2 (N2) e o Termal.

O PTAT é a grande porta de entrada do turismo para o Alto Tâmega e Barroso, tendo até à data organizado 43 iniciativas, sendo estas exposições alusivas a alguns dos eventos mais emblemáticos da região, bem como espaços dedicados a algumas figuras do território.

O Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso está aberto todos os dias, de segunda a domingo. Aguardamos a sua visita!

 

Back to top