Segunda monitorização dos resultados e realizações alcançadas pelas atividades do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Alto Tâmega, com dados reportados a 31 de dezembro de 2019, dá conta de melhorias nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês, dos alunos beneficiários do programa.

No âmbito do PIICIE elaborou-se o segundo memorando semestral de monitorização, inserido na ação 2 “Monitorização e avaliação” do projeto “Parcerias, Monitorização e Apoio à Promoção do Sucesso Escolar”, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

O relatório dá nota de melhorias nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês, dos alunos beneficiários do programa que, até ao final de 2019, mobilizou cerca de 26.743 participantes, no conjunto dos seis municípios que constituem a CIMAT, observando-se uma forte participação de alunos do 1º ciclo.

O número significativo de participantes denota o importante trabalho realizado pelas equipas multidisciplinares, no que diz respeito à mobilização de crianças e jovens para as atividades de combate ao insucesso escolar e promoção do sucesso escolar.

A rede de equipas multidisciplinares do Alto Tâmega mobiliza cerca de 54 técnicos de áreas distintas como a psicologia, terapia da fala, assistentes sociais, técnicos de animação, entre outros.

Perante as conclusões do segundo memorando de monitorização, a CIMAT demonstra o seu agrado perante os resultados positivos que o projeto está a fornecer à comunidade educativa e salienta a importância de as equipas multidisciplinares continuarem a prosseguir o seu trabalho de mobilização de crianças e jovens do Alto Tâmega, por forma a envolver um maior número de alunos nas atividades de combate ao insucesso escolar e reforçar a relação de confiança com as escolas, para que estas facilitem o acesso das equipas aos alunos do território e promovam a realização de atividades PIICIE programadas.