CIM do Alto Tâmega junta-se à campanha de promoção de uso de transportes públicos promovida pelo IMT

 

O IMT I.P. (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) lançou uma campanha de âmbito nacional para a promoção de uso de transporte público, designada por “O Futuro é Coletivo”, à qual se associou a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, enquanto Autoridade de Transportes, para divulgação desta campanha na região do Alto Tâmega.

 

Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos.

A campanha visa aumentar o uso do transporte público na região, pretendendo ser um impulso para a retoma da procura, depois da grande quebra resultante da crise pandémica, provocada pela COVID-19, e das fortes restrições à mobilidade que a situação acarretou, e a atração de novos passageiros para o transporte público.

 

Neste contexto, é importante divulgar esta campanha apelando ao espírito coletivo do uso dos transportes públicos, que na nossa região é assegurado por uma rede de serviço que serve os 6 concelhos do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar).

 

Terminamos com uma das frases chave da campanha, sobre os benefícios para o utilizador:

+ barato / melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta / cómodo e seguro

 

Autoridade de Transportes da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.