– Mensagem da Presidente

 

 

 

O Alto Tâmega e Barroso, território localizado no interior norte do país, enfrenta, como tantos outros, desafios importantes e de complexa resolução, como seja o envelhecimento da população e dificuldade na fixação de pessoas, especialmente jovens, mobilidade precária, necessidade de criar mais oportunidades de emprego e valorização e comercialização dos recursos locais.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) trabalha diariamente para promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região, reforçando a união entre os municípios que a integram e colocando as pessoas no centro da sua ação, tendo a água como um dos principais recursos e fatores de união do território, sem, no entanto, esquecer a especificidade de cada um.

Efetivamente, ao longo dos anos, a CIMAT tem contribuído de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida das populações, valorizando aquilo que torna o Alto Tâmega e Barroso único: a sua natureza, a gastronomia, o património, a cultura e identidade e as suas gentes no centro de tudo.

Este trabalho tem ajudado a afirmar a região como um território resiliente e preparado para enfrentar o futuro, com visão e inovação, tendo granjeado reconhecimento a nível nacional, com o reforço da cooperação entre os diferentes parceiros e a participação ativa na definição de políticas públicas que promovem a coesão territorial.

Este reconhecimento traz novas responsabilidades, mas também oportunidades para fortalecer a região, com a qualificação das pessoas e das empresas, melhoria da mobilidade, dinamização do turismo e estímulo à economia local.
Através de uma estratégia partilhada, a CIMAT trabalha para tornar a região mais competitiva, atrativa ao investimento e capaz de criar emprego e oportunidades para quem aqui vive, afirmando-a como uma região de futuro, feita de pessoas, de identidade e de oportunidades.

Este caminho constrói-se em conjunto, com a participação ativa dos cidadãos, das associações, das empresas e das universidades, através de políticas públicas que respeitam e projetam a identidade desta região.

 

A Presidente do Conselho Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso

Fátima Fernandes

 

Back to top