Logo do aquaforum

Decorreu, nos passados dias 18 e 19 de junho, a 3ª edição do AquaForum – Fórum Europeu de Investigação, Inovação e Valorização da Água Mineral Natural, organizado pelo AquaValor, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Sociedade Internacional de Hidrologia Médica e Climatologia e a Associação de Termas de Portugal.

Foram vários os especialistas de diversas áreas ligadas à água que marcaram presença neste evento, que este ano contemplou dois dias: no dia 18 de junho no Vidago Palace Hotel e no dia 19 de junho no Hotel Casino Chaves.

Do painel de oradores destacam-se, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da EU, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales Lacerda, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

A 3ª edição do AquaForum ficou marcada pelo facto de ser uma conferência europeia que atraiu diversos especialistas, nacionais e internacionais do sector da água Mineral Natural, tais como as Sociedades de Hidrologia Médica Internacional, Portuguesa e Espanhola, as Sociedades Francesa e Italiana de Medicina Termal, as Associações de Balneologia da Polónia e da Hungria, a Associação Europeia das Cidades Históricas Termais, o Conselho Europeu de Energia Geotérmica, a Direção Geral de Energia e Geologia, o Turismo de Portugal, entidades do setor da transformação digital e académicos especialistas em Hidrologia Médica e Geotermia de Portugal, Turquia, Espanha e Itália. Estiveram, ainda, representadas no AQUAFORUM empresas de extrema relevância no mercado do setor das águas minerais naturais como a EDA – Eletricidade dos Açores, a Uriage Eau Thermale e a Blue Lagoon Iceland.

O AquaForum encerrou com o anúncio de adesão ao AQUANET – European Mineral Water Research, Innovation and Valorisation Network.

O evento foi presencial para os convidados e transmitido em tempo real através da plataforma do YouTube, que poderá assistir agora em https://bit.ly/2N3mVte.

Pode também consultar as entrevistas aos intervenientes em:

https://www.altotamegaemrevista.pt/news/6226

https://www.altotamegaemrevista.pt/news/6237