Foi na manhã da passada quarta-feira, dia 6 de setembro, que o Auditório Municipal de Ribeira de Pena acolheu o Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso, ação que marcou o encerramento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido no território, onde ficou demonstrado que as estratégias adotadas neste plano contribuíram positivamente para a diminuição da retenção e do abandono escolar. 

 

Foram cerca de 100 os que se mobilizaram para assistir à discussão sobre a Educação na região, desde docentes, equipas multidisciplinares que participaram no desenvolvimento do PIICIE no Alto Tâmega e Barroso, membros da Mesa da Assembleia, do Secretariado Executivo e do Conselho Estratégico Intermunicipal da CIMAT (Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso) e ainda alguns elementos dos executivos municipais.

A sessão de abertura ficou a cargo de João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, e de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

O primeiro painel foi divido em dois momentos: o primeiro, com o tema “dos PIICIE aos PIPSE: Caminhos de Sucesso”, foi apresentado por João Fateixa e Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE); o segundo tema, “Apresentação de resultados obtidos no Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar do Alto Tâmega”, ficou a cargo de Rui Azevedo, da Quaternaire, e de Ramiro Gonçalves.

O segundo painel foi igualmente divido em duas temáticas: a primeira, a cargo de Mariana Rodrigues, da Quaternaire, intitulava-se “Apresentação de Boas Práticas no Território do âmbito do PIICIE”; por sua vez, a segunda foi da responsabilidade do Professor Jorge Teixeira, que falou sobre “Práticas Pedagógicas Diferenciadoras”.

A oradora do terceiro painel foi Leonor Rocha, da Quaternaire, com a “Apresentação do Projeto Piloto Sistema de Alerta do Insucesso Escolar”.

 

 

Para encerrar a manhã de trabalhos falou-se de “Estratégias a adotar no âmbito dos Novos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar”, por Paula Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Do encerramento dos trabalhos do PIICIE destacam-se os seguintes principais resultados:

  • Os Projetos Municipais alcançaram, de uma forma geral, as metas estabelecidas para os indicadores relativos à diminuição de alunos com negativas e de desistência e abandono escolar;
  • Também a melhoria de aproveitamento às disciplinas português, matemática e inglês foi, globalmente, alcançada;
  • O reforço da capacidade instalada no terreno (50 técnicos);
  • A criação de hábitos de trabalho em rede;
  • A disponibilização aos alunos de sistemas de apoio à aprendizagem;
  • O desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências digitais;
  • O apetrechamento de algumas escolas com meios laboratoriais e digitais;
  • A valorização da formação cívica, cultural e artística;
  • Criação de relações de maior proximidade a famílias e encarregados de educação.

A eficácia do PIICIE no que respeita à diminuição da retenção e do abandono escolar pode ser verificada nos gráficos abaixo. Deixar apenas nota que houve um ligeiro aumento no ano letivo 2020/2021 devido à situação pandémica vivida na altura, que exigiu uma readaptação por parte de todo o ensino, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos.

A principal mensagem deixada no evento foi a importância de se continuar a trabalhar em rede em prol do sucesso escolar dos alunos do território e de usar como base o trabalho e ensinamentos resultantes do PIICIE para aquele que será agora designado, no novo Quando Comunitário de Apoio 2030, por Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).

Fig. 1

Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023.

Fig. 2

Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023. (CCH – Cursos Científico-humanísticos)

Fig. 3

Fonte: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) em Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso a 6 de setembro de 2023. (CP- Cursos Profissionais)