Na reunião ocorrida hoje, dia 24 de outubro de 2023, do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Tâmega e Barroso, para além de um conjunto diversificado de assuntos, foi analisado o estado atual das respostas de saúde existentes no território.

Em face de um conjunto de fontes de informação e de diversas interações com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – EPE ocorridas nas últimas semanas, onde foi possível constatar o elevado risco de encerramento, a partir do próximo dia 01 de novembro de 2023, do Serviço de Urgência Pediátrica e da Urgência Médico-cirúrgica no seu conjunto, bem como do Serviço de Internamento de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Chaves, foi decidido por unanimidade o seguinte:

  1. Solicitar reuniões de urgência com o Senhor Ministro da Saúde e o Senhor Diretor Executivo do SNS;
  2. Agendar uma vigília de protesto envolvendo as populações dos Municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar junto à Unidade Hospitalar de Chaves para sábado, dia 28 de outubro de 2023, pelas 18h00;
  3. Apelar à mobilização de toda a comunidade na defesa do direito constitucionalmente consagrado: o direito à proteção da saúde.

 

Chaves, 24 de outubro de 2023

Comunicado de Imprensa