Decorreu, na passada terça-feira, dia 6 de julho, no salão nobre do Município de Chaves, a habitual reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

Na reunião marcaram presença os presidentes dos municípios do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), o primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves e o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

De entre os vários assuntos e deliberações corridas nesta reunião, destacamos:

Ficou decidido que a CIMAT, enquanto Autoridade de Transportes, vai apoiar com as verbas provenientes do Fundo Ambiental (PART e PROTransP) no valor de aproximadamente 210.000€, a manutenção dos serviços mínimos essenciais de transporte regular de passageiros à população do Alto Tâmega, durante os meses de julho, agosto e setembro, até ao início do novo ano escolar.

Ainda relativo aos transportes públicos e tendo em conta que a única proposta apresentada ao concurso público Internacional para a “Contratação de Serviço de Transporte Rodoviário de Passageiros na Região do Alto Tâmega” excede o valor base do concurso, os Municípios do Alto Tâmega ponderam a criação de uma Empresa Intermunicipal para a Exploração do serviço público de transportes.

A CIMAT e o Instituto Politécnico de Bragança acertaram as condições de instalação de uma escola do IPB no Alto Tâmega (Escola da Água).