Começou hoje, dia 5 de abril, o XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação – Censos 2021. Este ano, tendo em conta a situação pandémica, serão distribuídas à população cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE), com os códigos necessários para responder aos Censos 2021 via internet.

 

Entre hoje e 18 de abril serão distribuídas as cartas à população que deverá responder pela Internet, a partir de 19 de abril e até 3 de maio, preferencialmente.

 

Para as situações em que a resposta pela Internet ou por telefone não for possível, estarão disponíveis outras formas de resposta, nomeadamente o recurso a e-Balcões nas Juntas de Freguesia e, por fim, a possibilidade de resposta através do preenchimento dos questionários em papel, seguindo todas as medidas de segurança previstas no Protocolo de Saúde Pública.

O INE definiu um Plano de Contingência que inclui, entre outras medidas, a observação de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população, através da linha telefónica (210 54 2021, das 9h00 às 21h00), com a possibilidade de resposta por telefone dirigida essencialmente a grupos da população sem acesso à internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

 

+ Informação em:

https://censos.ine.pt/