É já de 4 a 8 de julho que a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança, em Chaves, realiza a 1.ª edição da Aqua Summer School. As inscrições já estão abertas e podem participar todos os jovens que estejam atualmente a frequentar o ensino secundário regular ou profissional. As inscrições são gratuitas, mas limitadas.

Através da Aqua Summer School pretende-se que os jovens do ensino secundário adquiram conhecimentos relativos à água através da criação de um espaço privilegiado de aprendizagem e divulgação de conhecimento, ao mesmo tempo que desenvolvem competências de autonomia, criatividade e espírito de equipa fomentadas com práticas pedagógicas, lúdicas e culturais.

O programada Aqua Summer School integra atividades pedagógicas, lúdicas e culturais. As manhãs vão ser direcionadas para diferentes áreas científicas no contexto da água, onde vão ser igualmente promovidas atividades de ensino não formal e experimentação, acompanhadas por investigadores e monitores, em química clássica, microbiologia, metais pesados e todas as possibilidades de investigação científica ligadas à água termal. Durante as tardes, os participantes vão partir à descoberta das potencialidades culturais, económicas e de lazer da cidade de Chaves.

A Escola de Verão é um projeto do Instituto Politécnico de Bragança que decorre no âmbito da Blue Design Alliance.

 

Blue Design Alliance

Trata-se de um consórcio entre instituições do ensino superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul. Através da BDA, as instituições de ensino superior envolvidas asseguram uma formação ligada ao Design Azul e à economia circular, inclusiva e sustentável, com o propósito de acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente através da criação de novos empregos e profissões azuis.

A Blue Design Alliance integra-se no âmbito do “Impulso Jovens STEAM e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que tem como objetivo “impulsionar a formação de jovens e adultos nos próximos 5 anos face aos desafios que emergem”. No âmbito do Impulso Jovem STEAM, foi desenhada numa oferta formativa que engloba Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTePS), cursos de verão e ações de promoção da literacia e conhecimento azul, orientados a estudantes das escolas secundárias, escolas artísticas e escolas profissionais.

Fazem parte desta aliança a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP).

 

Link inscrições – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2-61pZR6r9pSopWqq_z93qit_CRcchhW1mQy1VrzrfX71AA/viewform?fbzx=-2264394826789405538

Programa – https://portal3.ipb.pt/uploads/Visitar%20o%20IPB/Aqua_Summer_School/Cartaz_-_Aqua_Summer_School_logotipo_correto.pdf