– Poctep – Projeto Aldealix_aldeas Modelo | CIMAT Promove visita transfronteiriça a redes de calor com biomassa na Galiza

Decisores Políticos dos Municípios e Técnicos do Alto Tâmega e Barroso visitam Redes de calor com Biomassa em Lalín e Lugo para Acelerar o Projeto Aldealix e as Comunidades Energéticas Locais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) promoveu, no passado dia 5 de dezembro de 2025, uma visita de demonstração a redes de calor a biomassa na Galiza, Espanha, no âmbito do projeto transfronteiriço ALDEALIX.

Esta visita, teve como objetivo a transferência de conhecimentos e a divulgação dos benefícios das soluções de energias renováveis a partir da biomassa florestal e partilhar esta boa prática na região.

O projeto ALDEALIX está a ser desenvolvido na Galiza e no Norte de Portugal, regiões que partilham semelhanças culturais e socioeconómicas que facilitam a valorização da biomassa como recurso energético local. Esta abordagem contribui não só para a prevenção de incêndios florestais, como também para a criação de atividade económica.

Numa primeira etapa da visita, os participantes conheceram a rede de calor de Lalín, que abastece diversos edifícios públicos, incluindo uma escola, um jardim-de-infância e um pavilhão desportivo. Na segunda parte, visitaram a rede de calor do Campus Universitário de Lugo da Universidade de Santiago de Compostela, equipada com cinco caldeiras a biomassa, que fornecerão energia a uma parte significativa dos edifícios do campus, com uma extensão de rede superior a 1.6km.

A visita do grupo foi acompanhada por especialistas, nomeadamente Iago Piñeiro, técnico responsável pela instalação e manutenção das duas redes de calor da empresa Foresga, e Gonzalo Piñeiro (ou Veiras), Diretor do CIS-Madeira da Agência Galega da Indústria Florestal, e Fernando Silva, da Subdireção Geral de construções e equipamento da Conselheria de Educação, Ciência, universidades e formação profissional da Xunta da Galiza.

Back to top