– CIMAT | Reunião do Conselho Intermunicipal – 11/01/2022

Decorreu, na passada terça-feira, dia 11 de janeiro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), a reunião mensal do Conselho Intermunicipal.

Na reunião marcaram presença os presidentes dos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, o vice-presidente do município de Ribeira de Pena, bem como o Secretariado Executivo da CIMAT, composto por Ramiro Gonçalves e José Alberto Diegas.

De entre os vários assuntos tratados, destacamos:

O facto de o Alto Tâmega ter alcançado, no termo do ano de 2021, as metas anuais a que se tinha proposto com a execução do NORTE 2020. Em termos de Taxa de Compromisso efetivo conseguiu alocar 95,2% dos fundos adstritos ao Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da região (PDCT), sendo a CIM da região Norte com a maior percentagem de fundo cativo. Estes resultados são fruto de um esforço coletivo de todo o Alto Tâmega e que muito deixam satisfeitos a CIMAT.

Em termos de execução, fechou-se o ano com uma taxa de 49,14%, significando que até junho de 2023, ainda persiste um desafio muito exigente para a conclusão da implementação do NORTE 2020, através do PDCT.

Na operação designada por “Plano de Sinalética do Alto Tâmega”, que visa a implementação de sinalética homogénea e coerente em todo o território via outdoors para a sua promoção, encontra-se em fase de execução física, estando a decorrer os trabalhos relativos á instalação dos 16 painéis publicitários, dos 20 que estão previstos, designadamente, a realização das fundações e a colocação dos negativos para apoio da estrutura de suporte dos painéis.

Um destaque também para a operação “CulturAT – Promoção Turística do Alto Tâmega através da cultura”, que se encontra em fase de implementação, onde a CIMAT se assume como líder, em parceria com o Município de Ribeira de Pena e o Ecomuseu do Barroso. Estando concluídos os procedimentos concursais para a contratação das bandas e grupos de teatro da região, bem como da Academia de Artes de Chaves (AAC), em 2022 serão desenvolvidos um conjunto de espetáculos musicais e de teatro pelos seis concelhos que integram a CIMAT e, ainda, um evento internacional em Espanha.

 

Back to top