Vila Pouca de Aguiar

O concelho de Vila Pouca de Aguiar, pertencente ao distrito de Vila Real, localiza-se entre as serras do Alvão e da Padrela, num vale fértil, ladeado de montanhas propícias à criação de gado.

Com um rico e vasto património histórico e cultural, de que são exemplo o Monumento Nacional do Castelo de Aguiar da Pena, o milenar complexo mineiro romano de Tresminas com o seu parque arqueológico, as termas das Pedras Salgadas com o centenário parque termal, muitas zonas de lazer com a barragem da Falperra em foco, dolméns do Alvão, igrejas, sepulturas e pontes medievais, entre outros, o concelho oferece mais do que muitos pretextos para uma visita.

Quanto à origem do topónimo, “Vila Pouca” poderá ser uma referência, à semelhança de muitas povoações homónimas, a uma pequena “villa” agrária. Relativamente ao elemento “Aguiar”, etimologicamente, a palavra deriva do tema “aquila” que designa um local onde abundam as águias.

“No século XIII, o actual concelho de Vila Pouca de Aguiar estava em grande parte integrado na “terra” de Aguiar, à semelhança do que acontecia com o de Ribeira de Pena. Do século XII para o XIII, a dita “terra” era constituída por sete grandes paróquias, entre as quais se incluía a de S. Salvador de Jugal, que corresponde à actual freguesia de Vila Pouca de Aguiar. Não se sabe ao certo o motivo da alteração do topónimo de Jugal para Vila Pouca, nem tão pouco a data da alteração do mesmo, supondo-se que terá sido no século XIV”.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar é essencialmente agrícola e pecuário, com destaque para o cultivo de cereais, batata, produtos hortícolas e vinho. Importantes também na economia da região são as minas de Jales.

Denominada de capital do granito, Vila Pouca de Aguiar tem no turismo termal uma das suas principais atracções. São diversas as estâncias existentes, com relevo para as conhecidas termas de Pedras Salgadas, inseridas num vasto parque e equipadas com diversas infra-estruturas de tratamentos medicinais, entretenimento e lazer.

Presidente: António Alberto Pires Aguiar Machado

População: 13167 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 437,10 km2

Web: www.cm-vpaguiar.pt