Montalegre

Montalegre é um concelho do distrito de Vila Real, um dos do Barroso, a par de Boticas, e com parte do seu território, cerca de 26 %, integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Dolmens e castros revelam que o território foi ocupado desde os tempos pré-históricos.

Os primeiros documentos sobre a existência da vila de Montalegre datam do reinado de D. Afonso III que, reconhecendo a importância estratégica do território a nível militar, concede o primeiro foral a Montalegre, em 1273. O foral foi confirmado e renovado por D. Dinis, em 1289, e por D. Afonso IV, em 1491.

Foram diversos os castelos erguidos nas terras de Montalegre, prova da sua importância militar, dos quais, actualmente, existem apenas alguns vestígios.

Um dos eventos mais importantes do concelho de Montalegre é a Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso, que recebe anualmente milhares de visitantes. São muitas as iguarias que podem ser apreciadas no certame, como presunto, pernis, queixadas, chouriças de carne, salpicões, alheiras, chouriços de abóbora, pão de centeio, mel, chás, licores, e muitos outros produtos.

Conhecido internacionalmente é o Congresso de Medicina Popular, impulsionado pelo Padre Fontes há 28 anos. O encontro, que tem lugar em Vilar de Perdizes, em Montalegre, ganhou visibilidade devido à «junção do sagrado e do profano protagonizado por um padre. Foi como que a arte de sacralizar o profano e profanar o sagrado». Trata-se de um ponto de encontro entre culturas, credos, medicinas, religiões, saberes, uma feira original que todos os anos atrai milhares de visitantes à região.

Também a celebração das sextas-feiras 13 tem lugar de destaque em Montalegre. Todas as sextas-feiras 13 do ano são comemoradas de forma singular, criando-se cenários únicos de criatividade. O projecto envolve centenas de participantes, nacionais e internacionais, profissionais e amadores, atraindo milhares de turistas.

São muitas as actividades que fazem do concelho de Montalegre um dos principais destinos turísticos transmontano.

Presidente: Manuel Orlando Fernandes Alves

População: 10594 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 806,19 km2

Web: www.cm-montalegre.pt