Boticas

Situado na zona noroeste de Portugal, o concelho de Boticas, correspondendo a uma parte da antiga terra do Barroso, pertence ao distrito de Vila Real. Foi criado em 1836, no âmbito da reforma administrativa e da divisão territorial nacional desencadeada pela Segunda Revolução Liberal de 1832.

Apesar da fundação do concelho datar do século XIX, muitos são os vestígios que constituem a biografia histórica de Boticas. Castros pré-históricos e variadíssimos monumentos romanos, como a estrada de Ardãos, são testemunha da presença de antigos povos na região.

Uma das mais conhecidas tradições de Boticas tem que ver com o seu vinho, hoje conhecido como “vinho dos mortos”. Conta-se que as populações locais, aquando das invasões francesas, enterraram o seu vinho para evitar o saque, uma prática que continuou até aos dias de hoje.

Conhecidas são as termas de Carvalhelhos, uma das principais atracções turísticas da região, a par dos muitos monumentos presentes nas 16 freguesias do concelho, com destaque para os castelos nas freguesias de Alturas do Barroso, Ardãos, Beça, Boticas, Codeçoso, Dornelas, Granja, Pinho, São Salvador de Viveiro, Sapiãos e Vilar.

A região é também conhecida pela sua rica gastronomia tradicional, à base, sobretudo, de pratos típicos confeccionados com carne barrosã, que tem a protecção da denominação de origem, já famosa a nível nacional e internacional. A carne de porco merece destaque, sendo um dos alimentos mais relevantes na região. Pela sua importância, a câmara municipal organiza todos os anos a Feira Gastronómica do Porco, em meados do mês de Janeiro, um dos eventos de excelência de toda a região e uma das melhores feiras gastronómicas do país. O certame tem como principais objectivos a promoção da gastronomia do concelho e dos seus pratos tradicionais, impulsionando o desenvolvimento da economia local, contribuindo para uma eficaz valorização divulgação dos produtos da região barrosã.

Presidente: Fernando Eirão Queiroga

População: 5747 habitantes (Censos 2011 INE)

Área Geográfica: 322 km2

Web: www.cm-boticas.pt