imagem da visita a navarra

A CIMAT em parceria com a ADRAT, participou ativamente numa visita técnica sobre Certificação Florestal à Comunidade Foral de Navarra, em Espanha, que se realizou nos dias 9 e 10 de outubro.
A região de Navarra é uma das regiões com maior percentagem de área florestal certificada da União Europeia (cerca de 62%) e a primeira no que respeita aos países do sul da Europa.
O programa incluiu diferentes reuniões de trabalho e visitas de campo, com entidades e organizações com competências diretas no setor e na certificação florestal: Governo de Navarra (representado pelo Chefe do Serviço de Meio Ambiente, que tutela a Certificação Florestal Regional de Navarra), Associação Florestal de Navarra (cujo Diretor é também o Presidente do Sistema PEFC de Navarra), Associação de Empresários da Madeira de Navarra (representada pela sua Gerente-Executiva), Autoridades Locais Gestoras de áreas florestais comunitárias e indústria do papel.
A comitiva do Alto Tâmega constituiu-se sobretudo por técnicos do setor florestal, quer das Organizações de Produtores Florestais (OPF), quer dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF).

Esta visita técnica faz parte de um conjunto de ações de trabalho conjuntas, no âmbito de um projeto da CIMAT que visa a melhoria da competitividade dos agentes do setor florestal e a sua capacitação para a certificação da gestão florestal sustentável.