convite TodosContam

 

 

No âmbito da assinatura do “Acordo de Cooperação para a Promoção da Formação Financeira na região do Alto Tâmega”, realizado no pretérito dia 11 de junho, na sede da CCDR-N, no Porto, entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT), o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que contempla, numa primeira fase, um programa de formação de formadores, realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais da CIM do Alto Tâmega: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

 

Após a formação de formadores, serão implementadas por estas autarquias locais, com apoio dos supervisores financeiros, ações de informação e formação financeira e campanhas de sensibilização sobre temas financeiros.

 

Assim terá início em Chaves nos dias 10,11 e 12 de julho, o “Programa de Formação de Formadores/Formação Financeira para Técnicos Municipais do Alto Tâmega” que pretende contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros destes técnicos, visando promover junto da população desta região a adoção de comportamentos financeiros adequados.

 

 

A CCDR-N, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a CIM do Alto Tâmega arrancam esta semana, na Biblioteca Municipal de Chaves, com uma ação de formação dirigida a colaboradores dos municípios do Alto Tâmega. O objetivo é reforçar as competências destas autarquias para promoverem ações de formação e sensibilização financeira junto da população local.

 

O balanço da primeira ação será apresentado à comunicação social no próximo dia 12 de julho (quinta-feira), pelas 16H30, na Biblioteca Municipal de Chaves, com o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, o Vice-Presidente da CIM do Alto Tâmega e Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, e os membros da Comissão de Coordenação do Plano: Lúcia Leitão, Presidente desta Comissão e representante do Banco de Portugal, Rui Fidalgo, representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Maria Igreja, representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

A formação conta com a participação de colaboradores das seis autarquias do Alto Tâmega – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Serão abordados os principais temas da gestão das finanças pessoais, incluindo planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança e os cuidados a ter na sua aplicação, o recurso responsável ao crédito e os seguros.

 

Com o arranque das ações no Alto Tâmega a CCDR-N e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros dão continuidade à implementação do protocolo de cooperação celebrado em 2017, que visa a promoção da formação financeira na região Norte, através das autarquias.

 

Saiba mais em www.ccdr-n.pt

 

O programa é o seguinte: Programa de Formação Financeira de Formadores – Chaves 

 

 

Pode ainda consultar toda a informação relativa a este programa em www.todoscontam.pt